segunda-feira, 9 de maio de 2011

BRINCANDO COM AS RIMAS

BRINCANDO COM AS RIMAS

Segundo Hélder Pinheiro, a escola deveria priorizar a vivência da oralidade, do ritmo da poesia e não, simplesmente, associá-la aos conteúdos a serem aprendidos.
         De que forma nós, professores, podemos trabalhar a vivência do ritmo da poesia nas séries iniciais, possibilitando que as crianças brinquem com as palavras?
A poesia leva a criança a descobrir o mundo que a rodeia, a experimentar vivências lúdicas as quais contribuam para o seu desenvolvimento intelectual, existencial e linguístico.  Ela mexe com nossas emoções, sentimentos  e sensações. COELHO(1993) nos afirma que são os sons e ritmos os elementos estruturais que mais atingem os sentidos e as emoções.
O ludismo é a característica mais importante da poesia para a criança, por isso nas séries iniciais devemos explorar obras que remetam as crianças brincar com sons e ritmos aguçando seu imaginário.  O jogo poético que a poesia proporciona à criança,  além de estimular a descoberta  atua sobre  todos os seus  sentidos, despertando várias sensações.
Sabemos que a educação da criança  deve  levá-la a descobrir a realidade que a cerca, tendo consciência de si mesma e do meio em que está inserida, sabendo comunicar-se com o outro.  A poesia  é uma forma de levar a criança a essa construção, com ritmos e rimas, que toquem a sensibilidade, a curiosidade e as sensações dos nossos pequenos.
O texto “Brincando com as palavras”, de Kelly de Souza, trata de uma realidade presente(ou deveria ser) em nossos dias, na família e na escola. Esse modo interessante de brincar com poesias, trocadilhos, rimas e música possibilita trabalhar a ludicidade nas séries iniciais, o lúdico tem grande importância para a aprendizagem potencializando a imaginação. Nas séries iniciais é que está a base para a vida toda, e aí entra a responsabilidade dos pais e professores lendo mais para as crianças, brincando com a linguagem através de histórias, poemas e música, quanto mais cedo melhor.
Para que a criança possa vivenciar as sensações que a poesia desperta é necessário que ela sinta-se livre, que permita-se sentir o ritmo e o lúdico. Devemos proporcionar momentos de leitura e brincadeiras, deixar que as crianças brinquem com as rimas e descubram cada mensagem, que façam a sua leitura de  acordo com os seus sentimentos.
Existem boas alternativas para se trabalhar com poesias, como cantigas de roda, brincadeiras com rimas, parlendas, associação com imagens e sons, paródias e outras tantas, é só deixar a imaginação fluir.

Andréa Cristina, Carla Portela, Patrícia de Almeida, Rosa Maria



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